segunda-feira, 19 de abril de 2010

Trabalho Monográfico - Tabaquice Prof. Jolibel/2006





RESUMO:PROPOSTA ALTERNATIVA PARA INTRODUÇÃO DE AULAS PRÁTICAS DE QUÍMICA NO ESTUDO E IDENTIFICAÇÃO DOS ÁCIDOS E BASES, UTILIZANDO EXTRATOS NATURAIS, NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA 8ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL.

Este trabalho de pesquisa teve como objetivo, propor uma alternativa para subsidiar professores de Ciências da 8ª Série do Ensino Fundamental, para um melhor processo de ensino-aprendizagem, por meio de aulas experimentais de química, usando materiais de baixo custo e fácil aquisição, no intuito de instigar os alunos o espírito investigativo no estudo e identificação do caráter ácido e básico das substâncias usadas no dia-a-dia, com a utilização de pigmentos naturais como indicadores, obtido na própria sala de aula pelos alunos. Inicialmente procurou-se identificar as concepções prévias dos alunos a respeito dessas substâncias, através de um questionário. Baseado nos resultados apresentados planejou-se a intervenção teórica e posteriormente atividades práticas através de uma metodologia centrada no cotidiano do aluno através de uma abordagem construtivista, por perceber que o conhecimento prévio dos alunos é de extrema importância e o mesmo passam por etapas evolutivas. Concluímos que, a partir de atividades de observação, de experimentos, discussão e de análise, foi possível perceber uma seqüência evolutiva de construção conceitual, verificado através da reaplicação do questionário. Pode-se afirmar que a evolução se deu efetivamente em relação à identificação, classificação das substâncias ácidas e básicas através da utilização dos indicadores.

Palavras-chaves: Aulas experimentais. Substâncias. Ácidos e bases. Indicadores.

Usamos indicador natural extraido do repolho rôxo na intentificação de ácido/básico.

OBS: Minha Monografia teve a participação dos Alunos na Escola Municipal Pio X em Carpina no ano de 2006, tive como orientador da monografia meu ex-aluno, hoje profº Dr.José Carlos de Freitas Paula. Que Satisfação!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário